Durante a fiscalização, foi lavrado um Auto de infração e os bicos foram lacrados para interditar a bomba. O objetivo do Ipem ao lacrar o equipamento é evitar sua utilização até que a irregularidade seja corrigida.
Entre as possíveis irregularidades está a falta de calibração adequada da bomba, resultando em prejuízos tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento no momento do abastecimento. Isso pode acarretar na entrega de uma quantidade menor (prejuízo para o cliente) ou maior (prejuízo para o estabelecimento) de combustível. Em ambas as situações, os instrumentos são lacrados para impedir o uso do equipamento até que a manutenção seja realizada. Após isso, o Ipem retorna para verificar se a correção foi efetuada, conforme informado pela assessoria.
Além disso, nas lojas de material de construção, o Ipem verifica itens vendidos por metro, como fios, garantindo que estes possuam o selo do Inmetro para assegurar a segurança do consumidor. Itens como fios e cabos elétricos, tomadas, adaptadores, panelas e brinquedos devem possuir certificação para serem comercializados, visando proteger os consumidores.
No caso dos produtos pré-medidos, é fundamental que o peso esteja de acordo com o indicado na embalagem para evitar prejuízos tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento.
Em ações realizadas em Capixaba e Xapuri, o Ipem identificou plugues e adaptadores elétricos sem certificação do Inmetro, que foram recolhidos durante a fiscalização. Atualmente, o Instituto também está com equipes atuando em Brasiléia e Epitaciolândia.
Commentaires